O processo de socialização e integração da criança no ambiente escolar é especialmente planejado para a construção do saber, com segurança, carinho e dedicação, através de atividades vivenciais e lúdicas, estimulando a criatividade que motivam a aprendizagem em relação ao mundo que a cerca.
A grade horária para o desenvolvimento das atividades é flexível e tem seu remanejamento entre ações e horários obedecendo o critério de remanejamento dos espaços e horários para o desenvolvimento das mesmas.
Esta fase é marcada pela descoberta gradual da percepção das próprias ações através do meio que a cerca e das oportunidades em possam aprender sobre si mesmas, aprendendo desta forma a interagir com seu próximo no ambiente escolar.
É a fase em que o conhecimento das palavras aumenta, e o aprendizado dos nomes do corpo também e novas palavras e significados são absorvidos, o cérebro processa novos sons mais rápido do que nunca. É a fase também do comportamento aprendido. Não há nesta fase a consciência do saber enganar o outro. E tendem a ser superprotetores em relação a seus objetos, com maior dificuldade em emprestar e dividir.
A grade horária para o desenvolvimento das atividades é flexível e tem seu remanejamento entre ações e horários obedecendo o critério de remanejamento dos espaços e horários para o desenvolvimento das mesmas.
Na faixa etária de 4 a 5 anos a criança já compreende melhor o mundo à sua volta, tornando-se gradualmente menos egocêntrica e com melhor compreendimento de que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Nessa idade, o começo de uma socialização se inicia e os grupos começam a se formar.
É o período sensível para que as formas motoras básicas sejam desenvolvidas corretamente na criança. Dessa maneira as atividades fundamentam-se nas formas motoras básicas.
O desenvolvimento do aprendizado nessa faixa etária é direcionado à estimulação da criatividade e da autonomia para a construção vivencial do aprendizado e o seu universo lúdico, através de projetos multidisciplinares e a sua integração e socialização no ambiente escolar.
A grade horária para o desenvolvimento das atividades é flexível e tem seu remanejamento entre ações e horários obedecendo o critério de remanejamento dos espaços e horários para o desenvolvimento das mesmas.
Nesta etapa, a aprendizagem da criança processa-se a um ritmo diferente segundo às capacidades individuais de cada uma e na sua percepção como ser único, desenvolvendo as habilidades emocionais a partir da integração com o grupo, do pensamento criativo e investigando, compreendendo o mundo e a si mesma, construindo significações e modificando-as.
A grade horária para o desenvolvimento das atividades é flexível e tem seu remanejamento entre ações e horários obedecendo o critério de remanejamento dos espaços e horários para o desenvolvimento das mesmas.